LIP

O Laudo de Insalubridade e Periculosidade - LIP é regulamentado pela norma regulamentadora 15 e 16, respectivamente, do Ministério do Trabalho e Emprego. Este Laudo deve ser emitido por Engenheiros de Segurança ou Médicos do Trabalho. Para a emissão do LIP é necessário avaliar os agentes de risco presentes no ambiente de trabalho de forma qualitativa e quantitativa, com relação aos agentes nocivos a saúde ou a integridade física.
O objetivo do Laudo de Insalubridade e Periculosidade é determinar se as atividades exercidas na empresa apresentam riscos à saúde  (Insalubridade) ou riscos de morte (Periculosidade) ao empregado, assim como, a percepção de adicionais sobre o salário do trabalhador, caso lhe seja devido.
De forma geral, os riscos a saúde ou a integridade física são:
- Insalubridade: Físicos (Ruído, Calor, Radiação Ionizante, Condições Hiperbáricas, Radiação Não Ionizante, Vibração, Frio e Umidade), Químicos e Biológicos.
- Periculosidade: Explosivos, Inflamáveis, Segurança Pessoal ou Patrimonial, Energia Elétrica, Motocicleta e Radiações Ionizantes, em quantidades e/ou condição de risco acentuado de acidentes. Também é objetivo deste Laudo perceber se adicionais devem ou não incidir sobre o salário do trabalhador.

Sidebar

YouTube Área do cliente Acate