NR 10

 CURSO DE NR 10


O Curso de NR 10 está previsto, conforme o próprio nome apresenta, na NR 10 - Segurança em instalações e serviços com eletricidade.


Esta norma estabelece que intervenções em instalações elétricas com tensão igual ou superior a 50 Volts em corrente alternada ou superior a 120 Volts em corrente contínua somente podem ser realizadas por trabalhadores que atendam ao que estabelece o item 10.8.


Este item 10.8 da NR 10 apresenta, entre outros itens, o seguinte:
Trabalhador qualificado - é aquele que comprovar conclusão de curso específico na área elétrica reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino.CursodeNR10
Profissional legalmente habilitado - é aquele trabalhador previamente qualificado e com registro no competente conselho de classe.
Trabalhador capacitado - é aquele que receba capacitação sob orientação e responsabilidade de profissional habilitado e autorizado; e trabalhe sob a responsabilidade de profissional habilitado e autorizado.
Trabalhador autorizado - é aquele trabalhador capacitado, qualificado ou profissional legalmente habilitado com anuência formal da empresa.


Estes trabalhadores devem receber treinamento de segurança para trabalhos com instalações elétricas energizadas, com currículo mínimo, carga horária e demais determinações estabelecidas no
Anexo II desta norma.


Os Cursos de NR 10 estão divididos da seguinte forma:


Curso Básico - Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade - Carga Horária: 40 horas;
Curso Complementar - Segurança no Sistema Elétrico de Potência (SEP) e em suas proximidades - Carga Horária: 40 horas;
Curso de Reciclagem, bienal ou em caso de mudança de empresa ou de procedimento de trabalho) - Carga Horária: Indefinida, a Qualitá realiza com 20 horas


Deve ser realizado um treinamento de reciclagem bienal e sempre que ocorrer alguma das situações a seguir:
a) troca de função ou mudança de empresa;
b) retorno de afastamento ao trabalho ou inatividade, por período superior a três meses;
c) modificações significativas nas instalações elétricas ou troca de métodos, processos e organização do trabalho.


IMPORTANTE: Os serviçEletricidade001os a serem executados em instalações elétricas desligadas, mas com possibilidade de energização, por qualquer meio ou razão, devem ser considerados como instalação energizada.

Sidebar

YouTube Área do cliente Acate