PCMSO

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional


Todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, devem elaborar e implementar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, com o objetivo de promover e preservar da saúde dos seus trabalhadores.


 - Embasamento Legal - Norma Regulamentador nº 7 - NR 7 (Portaria 3.214, de 08 de junho de 1978)


- Periodicidade Reavaliação: Acompanhando o PPRA (anual)


No desenvolvimento do PCMSO deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos seguintes tipos de Atestados de Saúde Ocupacional - ASO (exames médicos):
a) admissional;
b) periódico;
c) de retorno ao trabalho;
d) de mudança de função;
e) demissional.


A Qualitá também realiza estes ASOs, que compreendem:
a) avaliação clínica, abrangendo anamnese ocupacional e exame físico e mental;
b) exames complementares, realizados de acordo com os termos específicos nesta NR e seus anexos.


Relatório Anual do PCMSO:


O relatório anual deverá discriminar, por setores da empresa, o número e a natureza dos exames médicos, incluindo avaliações clínicas e exames complementares, estatísticas de resultados considerados anormais, assim como o planejamento para o próximo ano, tomando como base o modelo proposto no Quadro III desta NR.
O relatório anual deverá ser apresentado e discutido na CIPA, quando existente na empresa, de acordo com a NR5, sendo sua cópia anexada ao livro de atas daquela comissão.
O relatório anual do PCMSO poderá ser armazenado na forma de arquivo informatizado, desde que este seja mantido de modo a proporcionar o imediato acesso por parte do agente da inspeção do trabalho.


Sidebar

YouTube Área do cliente Acate